Sunday, September 22, 2013

Loja Online Grátis: Como escolher a melhor plataforma para seu negócio

Você decide abrir uma loja virtual, começa a estudar o mercado e pesquisa no Google “abrir loja virtual”. São muitas opções e promessas exibidas, desde lojas gratuitas prontas em 2 minutos à plataformas mais robustas e caras que levam meses para ficar prontas, passando por outras tantas alternativas comercializadas de muitas maneiras distintas.

O que em primeiro momento parecia algo simples começa a ficar complexo dada a enorme quantidade de variáveis envolvidas no processo de seleção. São muitas opções, preços com ampla variação, questões técnicas envolvidas e produtos muitas vezes intangíveis. E então, como avançar rumo à melhor escolha?

Primeiro você precisa planejar. No mínimo você deve refletir sobre fatores como:

-Quais produtos começar a vender e como e em qual momento aumentar o portfólio;
-Quais são as características especiais do catálogo de produtos;
-Qual é o público-alvo;
-Em qual a região geográfica concentrar os esforços de marketing inicialmente e futuramente;
-Qual a projeção de faturamento para 03, 06, 12 e 24 meses de operação;
-Quanto investir em marketing;
-Até quanto investir na plataforma de e-commerce;
-Qual o capital total disponível para esse projeto.

Depois de refletir sobre questões como essa, ficará muito mais fácil escolher a plataforma de e-commerce mais adequada para a sua operação. É natural que você tenha dificuldades em algumas questões, portanto, se necessário lance mão da ajuda de amigos, consultores de marketing, consultores de e-commerce, agências de publicidade, empresas de marketing digital, agências de e-commerce ou fornecedores de soluções para e-commerce. Uma dúvida que não sai da sua cabeça pode ser uma questão simples de ser resolvida por um profissional especializado.

Para facilitar o processo de seleção de uma plataforma de e-commerce, ou seja, a base para sua loja virtual, vamos dividir as soluções em três grandes grupos:

1. Plataforma de lojas virtuais proprietárias, prontas, comercializadas no modelo SaaS (Software as a Service) e com baixo custo de aquisição e manutenção.
São lojas cujo código-fonte pertence ao fornecedor que cede ao lojista o direito de utilização do software de e-commerce em troca de uma mensalidade. Muitas tem o custo médio em torno de R$ 100,00 e oferecem algumas opções de layout a custo zero.

2. Plataformas de lojas virtuais open-source
Trata-se de um software livre que deve ser customizado por empresas especializadas. O prestador de serviço contratado entenderá a necessidade do cliente e trabalhará para que a loja virtual seja entregue de acordo com as expectativas, tanto em relação aos recursos disponíveis, quanto à usabilidade, design, capacitação e prazo. A principal plataforma nessa categoria é o Magento, difundido em todo o mundo e que atualmente conta com mais de 5.000 extensões para tornar as lojas virtuais ainda mais poderosas. Na JN2 esse tipo de solução custa a partir de R$ 9.000,00 e é importante que o cliente contrate um plano de acompanhamento técnico, para ter suporte especializado, manutenção e uma hospedagem adequada para sua loja. Nesse tipo de solução o código-fonte e a loja são propriedade do cliente.

3. Plataforma de lojas virtuais proprietárias desenvolvidas sob demanda
Esse tipo de solução traz algumas características também encontradas nos itens anteriores, por exemplo: assim como no item 1, trata-se de uma loja virtual cujo código-fonte foi desenvolvido pelo próprio fornecedor e, assim como no item 2, o desenvolvimento é feito de acordo com a demanda do cliente, ou seja, desenvolve-se uma loja personalizada, não engessada.  Por não ser open-source, a evolução dessa plataforma tem uma grande dependência do fornecedor e o custo de personalizações costuma ser bem alto, pois o desenvolvimento parte muitas vezes do zero.

Cabe ressaltar que todas essas soluções tem prós e contras e não existe simplesmente “a melhor plataforma de e-commerce”, mas existe aquela que é mais adequada de acordo com a seu negócio. Por exemplo, se sua expectativa de investimento é de R$ 3.000,00, fica claro que o único tipo de plataforma que vai lhe atender é o listado no item 1.

Espero que as informações neste post tenha sido úteis para facilitar o importante processo de escolha na plataforma de e-commerce.

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